Como fazer uma redação sobre mim, dicas e exemplo

Nada mais importante do que ser autentico e sincero quando for fazer uma redação sobre você mesmo. Tente não exagerar nas qualidades, nem nos defeitos, busque equilibrar o discurso entre o que você tem de bom e o que você acha ruim em você, mas que pode melhorar. Fale um pouco de sua trajetória de vida, onde nasceu, se morou em vários lugares, alguma lembrança marcante da infância, fale do que pensa sobre a vida, do que você gosta de fazer, seus sonhos e o que espera do futuro.

Falar sobre si, pode ser um ótimo exercício para conhecer si mesmo. Não é necessário que você entre em detalhes minuciosos sobre sua vida intima. Procure desenvolver um texto em que o leitor também possa se questionar quanto alguma lacuna que você possa ter deixado em sua mini biografia. Tente instigar no leitor a ter curiosidade sobre sua pessoa.

Evoque algumas características que geralmente fazem as pessoas identificarem você. Seja sucinto, mas não deixe de informa as coisas que você julga serem as mais importantes quando fala sobre sua vida.

Exemplo de redação sobre sua pessoa:

Eu e o amanhã

Não é fácil descrevermos a nós mesmos. Mas vou tentar falar um pouco sobre mim. Nasci em Anápolis, Goiás. Logo cedo tive que me mudar com meus pais para o interior do Tocantins, foi morar na cidade Araguaína. Desde cedo sempre gostei de musica, talvez por influencia dos meus pais, que são músicos amadores. Toco violão desde os 9 anos de idade. Outra paixão em minha vida é a leitura, gosto de ler sobre tudo, mas o que mais me fascina são os romances e poesia.

Quando mais jovem, nutria o sonho de ser musico e cantor, mas as coisas tem tomado outro rumo em minha vida. Não sei ainda o que vou fazer profissionalmente, tenho algumas dúvidas, entre seguir a carreira de Professor de Física ou estudar direito. Meus pais me incentivam muito nos estudos, mas não interferem em minhas escolhas. Quando chegar o tempo, vou acabar tomando uma decisão. Espero que seja a mais correta, não quero me tornar um profissional frustrado.

Dizem que sou uma pessoa paciente, calma e tímida, acho que isso é verdade. Mas é verdade também que quando pisam no meu calo, não deixo barato, sou bem sincero e falo o que penso, não gosto de injustiças, quem gosta? Ninguém, não é mesmo? Também sou meio indeciso, talvez seja pelo fato de ser perfeccionista, gosto de fazer as coisas da melhor maneira possível.

Penso que a coisa mais importante para mim é minha família. São as pessoas que me dão todo suporte para vida. É minha família que me socorre em todos os momentos, e sempre está comigo. Não abro mão de estar com meus pais e irmãos. Eles são sagrados para mim. A gratidão é uma das lições mais importantes que aprendi e espero levar pra toda vida. E o amor e cuidado da minha família me fizeram aprender isso.

Quero muito poder viajar e conhecer lugares incríveis que me fascinam. Talvez esse seja um dos meus sonhos. Espero poder viver num mundo mais tranquilo, não tenho a mínima ideia se isso será possível diante de tantas incertezas que tem nos imposto os dias atuais. Mas espero que possa no futuro, ler esse pequeno relato sobre mim e refletir no que eu pensava e no que eu queria. Esse sou eu, uma pessoa comum, cheia de sonhos, cheia de esperança e com vontade de aprender muito sobre a vida e sobre as pessoas. Vivamos em paz, e sejamos livres, essa é minha mensagem.




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário