Como fazer uma boa redação sobre a política no Brasil - Ensino Médio

Para você conseguir construir uma boa redação com bons argumentos, é fundamental que você esteja bem informado sobre os acontecimentos políticos da atualidade. Leia jornais, sites de notícias, revistas e tente ler algum livro de autores clássicos da política, como Platão, Maquiavel, John Locke, Thomas Hobbes Rousseau entre outros.

Alguns dos livros clássicos de cada autor são:

A república – Autor: Platão.
O Contrato Social e Discurso sobre a origem da desigualdade entre os Homens – Autor: Jean-Jacques Rousseau.
O príncipe – Autor: Maquiavel
Leviatã – Autor: Thomas Hobbes

É importante que você entenda as contradições que existem no meio político, o jogo de interesses por trás do discurso dos legisladores e governantes. É preciso buscar um senso crítico para poder apontar tais contradições e intenções que de fato movem aqueles que fazem “Política”. É necessário perceber que o povo sempre está na fala dos políticos, mas será que o povo realmente é representado pela maioria dos políticos eleitos? É fundamental que você entenda a diferença entre política e politicagem.

A política é entendida por muitos como a busca pelo poder, ou uma forma de se exercer o poder. É um meio pelo qual os cidadãos organizam suas leis, estados ou nações. A política está em praticamente todas as relações humana, o próprio filósofo Aristóteles disse “O homem é um animal político”. Os seres humanos usam o ato de fazer política para media conflitos, para chegarem a entendimentos, para entrarem em acordo.

A política tem sua natureza nobre, mas é usada para fins espúrios e que muitas vezes levam a tirania. Com frequência é usada para satisfazer interesses próprios ou de grupos de forma desonesta, cabendo a essas práticas o termo “Politicagem”. Para alguns autores, a Política é uma arte que consiste em conquistar, manter e exercer o poder. Para outros é a arte de negociar.

Para muitos a política é um instrumento de exercício do poder para tratar dos interesses da sociedade, fazendo da política uma forma de garantir o bem estar coletivo, seus direitos e deveres. A política nesse sentido é um instrumento para se fazer democracia, é a ponte entre os interesses do povo e daquele governa.

Os políticos tem sofrido em nossos dias uma crise de desconfiança muito grande, principalmente por conta dos escândalos de corrupção que tem vindo a tona todos os dias. O país passa por uma sensação de falta enorme de representatividade por parte dos partidos. Mas é necessário ter em mente, que mesmo com tantos problemas de corrupção, a melhor via de construção e estabilização de nossa sociedade é a política. Uma Reforma política talvez seja a necessidade mais urgente para se tentar melhorar as relações políticas entre representantes e representados.

Enfim, para fazer uma boa redação sobre esse tema tão rico é importante levar vários pontos em consideração, como alguns citados acima, seguir algumas dicas e ler bastante sobre o tema.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário