Protestos no brasil 2013 - O gigante acordou

Os movimentos sociais que temos visto eclodirem no Brasil através de diversas manifestações recentemente, nos revelam o carácter de descontentamento generalizado da população com todos os paradoxos vividos no país. A corrupção que escorre pelas rampas do congresso, a ingerência do Estado, as mazelas sociais, todos esses fatores foram o estopim para um levante da população.

Ir as ruas foi a alternativa encontrada pelo povo para exprimir seu descontentamento com os serviços públicos, como saúde, educação, transportes, com as altas taxas tributarias, com a corrupção generalizada, os privilégios dos políticos em detrimento do povo, entre outros males sociais enfrentados pela sociedade.

A mobilização popular ganhou força, principalmente quando a mídia começou a dar relevância aos acontecimentos, que caminhavam para uma gerra urbana, onde a ação da polícia começava a extrapolar as medidas do bom senso, que nesse caso, dependia dos governos inábeis para tratar com o povo revoltado. Outro momento que deu mais confiança e força para todos esses movimentos foi a conquista simbólica da revogação do aumento das tarifas de ônibus em várias cidades. A partir daí o povo teve sua autoestima elevada, e como já há muito tempo não víamos, agora as pessoas se sentiam detentoras do poder de fato, poucas vezes o povo teve a democracia pura tão perto de si como nas palavras “Todo poder emana do povo” ou “Democracia é o governo do povo e para o povo”.

A frase "o gigante acordou” passou a ecoar pelos quatro cantos do Brasil, como sinônimo do levante político participativo das pessoas, o gigante, ou seja, o povo, arregaçou as mangas e resolveu dizer basta a atual situação do país, que já era, ou ainda é, insustentável. O vício politiqueiro, baixo e degradante onde se encontra a política brasileira é um obstáculo para transparência, para a justiça social e para a participal popular. Os maus políticos que parecem ser a maioria, se escoram num sistema que parece ter sido feito somente para beneficiá-los, tendo como nome em seu estatuto - o estatuto dos politiqueiros - casa da mãe Joana, assim é conhecido o setor público no Brasil por muitos. E enquanto nada muda, mais e mais, filhos de joana querem viver eternamente em sua casa.


Mas o fato é que algo está mudando, um congresso e governo, que até dias atrás era inerte, de repente parece ter sido inundado por red bull, estão querendo mostrar serviço, estão cheios de disposição e energia. O parlamento não para de votar PECs e mais PECs, estão querendo resolver até a questão da reforma política em um piscar de olhos, coisa que a anos capenga na casa. Não sabemos ao certo o que acontecerá de fato daqui a algum tempo, mas esperamos que seja algo de muito positivo para o país, como o amadurecimento da democracia, mudanças no sistema político e eleitoral, na economia, e é claro, mudanças profundas nos serviços oferecidos à população.

poemasefrases.com.br

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário